Jovens 1° trimestre 2024
25 de Fevereiro de 2023
TEXTO PRINCIPAL
“Mas,
vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima
fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos no amor de
Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a
vida eterna.” (Jd 20,21)
RESUMO DA LIÇÃO
A
sã doutrina vem de Deus e deve nortear a vida do crente.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA
– Sl 33.4,5 A Palavra de Deus é reta e fiel
TERÇA – 2 Tm
4.3-4 A sã doutrina é para os fiéis
QUARTA – Gl 1.11,12
Deus é a fonte da sã doutrina
QUINTA – Jo 16.13,14 O
Espírito Santo conduz à doutrina verdadeira
SEXTA – Ef 5.1
Vivendo segundo a sã doutrina
SÁBADO – 1 Pe 1.13-25 Viver a
sã doutrina é honrar a Deus
OBJETIVOS
COMPREENDER
o que é doutrina;
CONSCIENTIZAR de que a doutrina bíblica vem
de Deus para os homens;
SABER que a doutrina é a base da
conduta do crente.
Professor
(a), na lição deste domingo veremos o que a Bíblia chama de “sã
doutrina”. Vamos refletir a respeito da importância dela. O
propósito é que os alunos compreendam que a verdadeira doutrina é
aquela que procede de Deus e esta deve ser o padrão de vida de todo
cristão.
O termo doutrina advém do latim doctrina e indica
ensino, o que implica em dizer que o ato de ensinar, em certa medida,
se refere à tarefa de doutrinar, quer seja uma pessoa, ou ainda, um
grupo de pessoas. Quanto ao termo “sã doutrina”, significa uma
doutrina saudável, em conformidade com as Escrituras.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado (a) professor (a). inicie a lição
explicando os alunos que “toda a Bíblia é a Palavra de Deus. Como
ela é inspirada e confiável, devemos ler a Bíblia e aplicar o seu
conteúdo à nossa vida. A Bíblia é o nosso padrão para testar
tudo o que afirma ser verdade. Ela é a nossa salvaguarda contra os
falsos ensinamentos e a nossa fonte de orientação a respeito da
maneira como devemos viver. É a nossa única fonte de conhecimento a
respeito de como podemos ser salvos. Deus Lhe quer mostrar o que é
verdade, e o equipar para viver por Ele e para Ele.
Quanto tempo
você dedica à Palavra de Deus? Leia a Bíblia para descobrir a
verdade de Deus, e permanecer confiante na sua vida e fé. Planeje
ler a Bíblia toda, e não apenas as passagens mais conhecidas”
(Manual da Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD,
2013, p. 273).
TEXTO BÍBLICO
Tito
2.1-10
1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2
Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no
amor e na paciência.
3 As mulheres idosas, semelhantemente, que
sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras,
não dadas a muito vinho, mestras no bem.
4 Para que ensinem as
mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem
seus filhos.
5 A serem moderadas, castas, boas donas de casa,
sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja
blasfemada.
6 Exorta semelhantemente os jovens a que sejam
moderados.
7 Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na
doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.
8
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se
envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
9 Exorta os
servos a que se sujeitem a seu senhor e em tudo agradem, não
contradizendo.
10 Não defraudando; antes, mostrando toda a boa
lealdade, para que, em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus,
nosso Salvador.
INTRODUÇÃO
Nesta
lição veremos que doutrina é um termo amplo e precisa ser
compreendido dentro de um aspecto específico, e aqui a análise será
em torno do que a Bíblia chama de “sã doutrina”. Vamos
discorrer sobre o que se quer dizer com doutrina e sã doutrina, além
de enfatizar que a verdadeira doutrina é aquela que procede de Deus
e esta deve ser o padrão de vida de todo cristão.
1. O significado de
doutrina. Na primeira lição estudamos a respeito do
conceito de doutrina e, nesta, vamos ampliar a compreensão a este
respeito. Em linhas gerais, doutrina é um termo que advém do Latim
doctrina e indica ensino, o que implica dizer que o ato de ensinar,
em certa medida, se refere à tarefa de doutrinar, quer seja uma
pessoa, quer seja um grupo de pessoas. Quanto ao termo “sã
doutrina”, indica para uma doutrina saudável, em conformidade com
as Escrituras. Biblicamente, há três tipos de doutrinas: a doutrina
de Deus; a doutrina de demônios e a doutrina de homens. A doutrina
de Deus é encontrada exclusivamente na Bíblia Sagrada, e pode ser
compreendida como a expressão da vontade de Deus ao seu povo por
meio de sua Palavra (Tt 2.10).
Quanto à doutrina de demônios,
é preciso dizer que os demônios são mentirosos e enganadores e
eles atuam no sentido de confundir e desviar os crentes, levando-os a
apostatarem da fé (1Tm 4.1). Finalmente, a Bíblia fala também da
“doutrina de homens”, tão Letal como a de demônios, pois serve
como instrumento de disseminação de heresias e engano (2 Co
11.14.15).
2. Doutrina no
Antigo Testamento. Tendo em vista que o conceito de doutrina
diz respeito a ensino, qual seria a compreensão disso no Antigo
Testamento? A expressão “doutrina” aparece em Deuteronômio como
algo que “goteja” da parte de Deus, e isso no sentido de que os
ensinos divinos são recebidos – do hebraico Leqach – pelo seu
povo.
Outra palavra que faz alusão à “doutrina” no Antigo
Testamento é torah, referindo-se em particular ao Pentateuco, isto
é, os cinco primeiros livros da Bíblia,
O significado de torah
é corpo de ensino do qual advém a lei de Deus, indicando os padrões
que o seu povo deve adotar para a sua vida, e por meio do qual vem as
instruções e as direções a serem seguidas. Além de apresentar a
fonte divina da doutrina e de seu papel instrutivo, o Antigo
Testamento apresenta também algumas características essenciais
desse conjunto de ensino, tais como: a doutrina é pura (Jó 11.4); a
doutrina é boa (Pv 4.2) e a doutrina é transformadora (Is 29.24).
Sendo assim, a doutrina no texto veterotestamentário assume o papel
de ser uma dádiva de Deus a seu povo. É por meio dela que Ele nos
guia por caminhos de pureza, de bondade e de transformação.
3. Doutrina no
Novo Testamento. A presença da doutrina no Novo Testamento
é ainda mais forte, e assim como no Antigo Testamento, há dois
termos que são usados a seu respeito. A primeira expressão é
didaskalía cujo significado é duplo, podendo indicar o ato de
ensinar ou o conteúdo a ser ensinado, como também a referência a
quem se propõe a ensinar e àquilo que se deve ensinar. A respeito
dos que ensinam, Paulo advertiu sobre a necessidade de que haja
dedicação nesse ofício como demonstração da elevada importância
da transmissão da sã doutrina (Rm 12.7). O mesmo apóstolo aborda
ainda sobre o conteúdo doutrinário a ser transmitido e ensinado à
igreja de Deus (1 Tm 4.6; 2 Tm 3.10; Tt 1.9).
A segunda palavra
é didaquê, cujo significado é 0 mesmo da anterior, com a diferença
de que essa se aplica exclusivamente aos ensinos de Jesus. É
importante destacar que a Bíblia fala sobre a “doutrina de Jesus”
(Jo 7.16,17), afinal de contas, Ele é o Verbo de Deus (Jo 1.1-14).
Jesus foi Mestre por excelência e ensinou como nenhum outro (Mc 4.2)
e o conteúdo do que ensinou causou admiração e atraiu multidões
(Mc 1.27).
SUBSÍDIO
1
“Professor (a) , inicie o
tópico pedindo que um aluno (a) leia Tito 2.1. Depois da leitura,
chame a atenção dos alunos para a “ênfase que Paulo dá a
expressão ‘sã doutrina’ ou ‘sãos na fé’ nas instruções
a Tito. Este é o conteúdo de nossa fé. Os crentes devem estar
fundamentados nas verdades da Bíblia, para que não sejam
influenciados pela poderosa oratória dos falsos ensinadores, com
possíveis devastação de trágicas consequência, ou seja levados
pela emoção. Aprenda com a Bíblia, estude teologia, aplique os
princípios bíblicos e coloque em prática aquilo que você
aprender.”
1. A doutrina vem de
Deus. A doutrina tem as Escrituras Sagradas como a sua
fonte, mesmo porque a Bíblia é a Palavra de Deus, que cumpre o
papel de testificar a respeito de tudo aquilo que o homem precisa e é
capaz de saber a respeito do Criador (2 Tm 3.16). Diante dessa
afirmativa, surge a pergunta: “A doutrina vem de quem?” Há
doutrina de homens, doutrina de demônios e a doutrina de Deus.
Quanto à doutrina de Deus, ela também tem sido chamada de doutrina
bíblica, pois conforme o termo indica, todo o seu conteúdo é
apresentado pela Bíblia Sagrada, que, além de ser a Palavra de
Deus, toda ela é aplicável para o ensino dos homens em todas as
áreas de sua vida, além de atuar na preservação da perseverança
e da esperança no Senhor (Rm 15.4). Portanto, a doutrina cristã tem
Deus como a sua fonte.
2. A doutrina é para os crentes. O
apóstolo Paulo afirma que “o Senhor conhece os que são seus” (2
Tm 2.19). O que faz de uma pessoa ser considerada propriedade de Deus
e outra não? Jesus garantiu aos seus discípulos que eles seriam os
seus amigos à medida que obedecessem aos seus ensinos (Jo 15.14.15).
A verdade eterna desses ensinos não foi revelada a todas as pessoas,
mas àquelas que, na condição de discípulos de Jesus, se
interessaram em conhecê-lo (Mt 13.1-23).
A distinção entre os
que amam a lei de Deus e os que não amam está presente também no
Antigo Testamento (Sl 1.1-6). Se considerar apenas 0 tema da
santidade, que é parte da doutrina bíblica, é possível perceber
que ela é uma exigência apenas ao povo de Deus (1 Ts 5.23; Hb
12.14). ao passo que dos pecadores é exigido que se arrependam de
seus pecados (Mt 3.2; At 3.19). Portanto, a doutrina bíblica é um
conjunto de ensinos divinos, destinados, exclusivamente, aos que amam
a Deus e pertencem ao seu povo.
3. A entrega da
doutrina. Aqui é importante pensar sobre os meios usados
por Deus para que a sua doutrina fosse entregue ao seu povo ao longo
da história, tanto no Antigo como no Novo Testamento. No Antigo
Testamento é possível encontrar os seguintes instrumentos pelos
quais Deus difundiu os princípios doutrinários a seu povo: os
sacerdotes com a responsabilidade de ensinar os princípios de Deus a
Israel a fim de preservar a santidade do povo (Lv 10.8-11); os
Levitas também tinham a função de ensinar a lei de Deus (2 Cr
35.3); os profetas que receberam a mensagem de Deus e as transmitiram
ao povo (Hb 1.1) e os pais que receberam a responsabilidade de
transmitir os ensinos da lei aos filhos (Dt 6.5-9).
O Novo
Testamento apresenta alguns instrumentos por meio dos quais a
doutrina foi difundida, como por exemplo: os apóstolos (2 Pe 3.2),
os obreiros chamados por Deus e reconhecidos pela igreja (2 Tm 2.1,2)
e os discípulos de Cristo, em geral (At 8.4). Portanto, uma vez que
a doutrina pertence a Deus, ela vem dEle por meio de instrumentos
escolhidos pelo Senhor para que seja entregue aos crentes.
SUBSÍDIO
2
Paulo advertiu Tito a ficar
atento às pessoas que ensinavam doutrinas erradas e induziam outros
ao erro. Alguns falsos ensinadores são simplesmente confusos:
expressam suas opiniões enganosas sem as confrontarem com a Bíblia.
Outros tem motivos malignos: fingem ser cristãos somente porque
podem conseguir mais dinheiro, um negócio adicional ou sentimento
com o fato de ser um líder na igreja. Jesus e os apóstolos
advertiram repetidamente contra os falsos mestres (Mc 13.22) porque
os falos ensinos atacam os fundamentos da verdade e da integridade
sobre a qual a fé cristã está edificada.
Você pode
reconhecer os falsos ensinadores porque estes
(1) concentrarão
mais sua atenção em si mesmos do que em Cristo;
(2) pedirão
para você fazer algo que comprometa ou enfraqueça sua fé;
(3)
não enfatizarão a natureza divina de Cristo ou a inspiração da
Bíblia: ou
(4) incentivarão os crentes a tomarem decisões
baseados mais no julgamento humano do que na oração e nas
diretrizes bíblicas.
1. A doutrina como
referência para o crente. O ser humano sempre vai buscar
uma referência, quer seja no exemplo de alguma pessoa, quer seja um
conjunto de princípios pelo qual ele possa ser guiado. Este é um
dos motivos por que o escritor da Carta aos Hebreus orientou os seus
leitores a olharem para Jesus Cristo (Hb 12.2). Nesse caso, qual deve
ser o ponto de referência do crente no que se refere ao conjunto de
princípios pelo qual ele deve nortear os seus pensamentos, as suas
decisões e as suas ações? O salmista testemunhou que a Palavra de
Deus é Luz para o caminho dos que se submetem a Deus (Sl
119.105).
Sendo assim, uma vez que doutrina é o conjunto de
ensinamentos bíblicos e que deve ser obedecido pelo crente, ela
serve como um referencial e cumpre um papel semelhante ao da luz que
ilumina o caminho, evitando acidentes, erros e permitindo correções
quando necessário. Deste modo, a doutrina bíblica serve de
referência ao crente diante da escuridão do pecado que marca este
tempo, assim como é a fonte preservadora de sua fé no enfrentamento
de seus mais variados conflitos.
2. A vida cristã e suas
responsabilidades. A vida cristã pode ser analisada sob
diferentes aspectos, inclusive sobre a expectativa que há em relação
à vida de um cristão, que o toma responsável diante de Deus, de si
mesmo e da sociedade. O cristão tem que refletir o caráter de
Cristo, principalmente por meio de sua forma de viver como
demonstração de verdadeira transformação (2 Co 5.17).
Essa
responsabilidade é bem compreendida se considerar o fato de que os
cristãos são denominados de “sal da terra” e “luz do mundo”
(Mt 5.13-16). Assim como o sal e a luz. o crente deve buscar
beneficiar outras pessoas em detrimento de si mesmo. Se o crente
deixar de cumprir o seu propósito ele perde a razão de sua própria
existência.
O cristão deve ter uma vida vivida na luz para que
as suas obras sejam vistas e conhecidas dos homens com a finalidade
de que Deus seja glorificado (Mt 5.16), e isso só será alcançado
mediante a preservação da “palavra da vida” (Fp 2.13-16).
3. A conduta do
crente em seus relacionamentos. A sã doutrina indica o
caminho ao crente quanto à sua conduta, mas não é só isso, ela
também dá as condições necessárias para que isso seja possível,
principalmente no que se refere aos relacionamentos. É importante
destacar que a qualidade de vida cristã é medida pelas ações e
reações diante dos obstáculos e dificuldades da vida.
Os
principais testes que podem revelar a qualidade da vida espiritual de
um crente ocorrem em seus relacionamentos interpessoais, nas mais
variadas áreas da vida. Seguindo nessa mesma linha, ao escrever a
Tito, o apóstolo Paulo demonstra que a sã doutrina orienta e
capacita o crente a desenvolver bons relacionamentos, fazendo com que
os mais jovens tenham os mais velhos como ponto de boa referência e
fonte de ensino, no bom uso das palavras para com as pessoas, na
relação amistosa que deve haver entre Líderes e liderados,
visando, sobretudo, que o Diabo não encontre o que possa usar como
arma contra o crente.
CONCLUSÃO
A sã
doutrina serve ao crente como “Luz” para o seu caminho e escudo
de proteção contra os ataques do Inimigo. Por isso, aprendemos a
respeito da importância da sã doutrina, pois ela vem de Deus, cujos
princípios são destinados aos que pertencem ao Senhor e que visam
oferecer-lhes direção e condições para o honrarem em tudo o que
faz e em todas as áreas de sua vida.