TEXTO AUREO
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2.38)
VERDADE PRÁTICA
A Igreja é a família de Deus, comprada com o sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Dt 4.10 O povo de Deus reunido debaixo do Antigo Pacto
Terça – At 20.28 A Igreja foi comprada com o sangue de Cristo
Quarta – Ef 1.3-6 A Igreja idealizada em Deus
Quinta – Mt 16.18 A Igreja como propriedade exclusiva de Deus
Sexta – At 2.42-47 A Igreja como uma comunidade de salvos
Sábado – 1 Co 12.13 A Igreja selada com o Espírito Santo
Efésios 5.25-32; 1
Pedro 2.9,10
Efésios
5
25 – Vós,
maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si
mesmo se entregou por ela,
26 – para a santificar,
purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 – para
a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem
coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 – Assim
devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio
corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
29 – Porque
nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e
sustenta, como também o Senhora igreja;
30 – porque somos
membros do seu corpo.
31 – Por isso, deixará o homem seu pai
e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
32
– Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e
da igreja.
1Pedro
2
9 – Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o
povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou
das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 – vós que, em outro
tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não
tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes
misericórdia.
Hinos Sugeridos: da Harpa Cristã
75 EM JESUS TENS A
PALMA DA VITÓRIA
131 DE VALOR EM VALOR
400 EM JESUS
1.
INTRODUÇÃO
A Bíblia
apresenta diversas imagens que revelam um determinado aspecto da
natureza da Igreja de Cristo. Nesta lição, abordaremos as seguintes
imagens: A Noiva de Cristo; a Esposa de Cristo; o Rebanho de Deus;
Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo Adquirido;
Corpo de Cristo; Santuário de Deus; Casa de Deus.
2.
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A)
Objetivos da Lição:
I) Elencar as
imagens que descrevem o relacionamento com Cristo;
II)
Pontuar as imagens que descrevem a função da Igreja;
III)
Explicar as imagens da Igreja como habitação de Deus.
B)
Motivação: Uma das imagens
bíblicas mais gloriosas da Igreja é a que a apresenta como a
habitação de Deus. Nesse caso, a Igreja é reconhecida na Bíblia
como o Santuário de Deus, a Casa de Deus, ou seja, Deus a habita
gloriosamente. Ter essa consciência teológica a respeito da
natureza da Igreja como habitação divina é transformador.
C)
Sugestão de Método: Escreva
em tiras de papel cada imagem bíblica da Igreja mencionada na lição
e seus respectivos símbolos. Antecipadamente, distribua cada tira de
papel para cada aluno. À medida que você avançar na exposição
dos tópicos, solicite que cada aluno leia respectivamente a sua tira
de papel. A ideia é que você introduza o assunto de cada tópico
com a participação dos alunos. Você pode ir preenchendo uma tabela
na lousa à medida que cada aluno mencione uma imagem e seu
respectivo símbolo. Ao final da exposição da lição, a classe
terá um quadro completo das imagens bíblicas da Igreja na lousa.
Esse é um bom exercício para fixar o conteúdo da lição.
3.
CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A)
Aplicação: Cada crente que
passou pela experiência de salvação, isto é, foi regenerado,
justificado e santificado, faz parte da Igreja de Cristo. Nesse
sentido, cada crente exerce uma função sacerdotal diante de Deus e
diante do mundo. Por isso, a Igreja é uma instituição em que Deus
habita. Assim, estimular os alunos para que vejam como privilégio
divino participar do Corpo de Cristo é um dos propósitos desta
lição.
4.
SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A)
Revista Ensinador Cristão. Vale
a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na
edição 96, p.37, você encontrará um subsídio especial para esta
lição.
B) Auxílios
Especiais: Ao final do tópico,
você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua
aula:
1) O texto “O
Relacionamento Santificador da Igreja”, localizado depois do
primeiro tópico, aprofunda a compreensão a respeito do aspecto do
relacionamento de santidade da Igreja com Cristo;
2)
O texto “O Caráter cooperador do Corpo de Cristo”, ao final do
segundo tópico, amplia a reflexão a respeito da origem da concreta
da Igreja de Cristo.
Palavra Chave: Imagem
INTRODUÇÃO
A
Igreja de Jesus Cristo é retratada por uma série de imagens por
meio das páginas do Novo Testamento. Cada uma delas revela um
determinado aspecto da Igreja de Jesus Cristo. Assim, podemos
contemplar imagens ou figuras que retratam o relacionamento; que
descrevem a função ou mostram de que forma a Igreja é a habitação
de Deus. Por isso, nesta lição, estudaremos as principais imagens
bíblicas a respeito da Igreja de Cristo que comunicam o
relacionamento, a função e a habitação dessa instituição criada
por Deus.
1. A Noiva de
Cristo.
Sem
dúvida alguma, a imagem da Igreja como a Noiva de Cristo é uma das
mais belas das Escrituras. Na verdade, a Bíblia usa tanto a figura
da noiva como a da esposa para representar a Igreja. Primeiramente, a
Igreja é descrita como uma “virgem pura” (2 Co 11.2). Convém
destacar que a palavra grega parthenos, traduzida em 2 Coríntios
11.2 como “virgem pura”, é usada em relação a uma donzela que
ainda não contraiu núpcias. É uma figura da Igreja como noiva
trazendo uma ideia de castidade, pureza e fidelidade.
2. A Esposa de
Cristo.
Paulo
retrata, também de forma vivida, a imagem da Igreja como esposa (Ef
5.25,26). Assim como é destacada a pureza da noiva, é também a da
esposa. Mas devemos ressaltar que esse relacionamento de Cristo com a
Igreja é fundamentado no amor – “Cristo amou a igreja” (Ef
5.25). Não é como em um relacionamento frio, fundamentado apenas no
dever, mas retrata um relacionamento fundamentado, sobretudo, na
realidade do amor que se entrega e se sacrifica. Cristo cuida da
Igreja e zela por ela porque a ama. Essa imagem de relacionamento
amoroso entre Cristo e a sua Igreja deve ser o parâmetro para o
relacionamento de todos os casais cristãos.
3.
Rebanho de Deus.
Quando
reuniu os presbíteros na cidade de Éfeso, o apóstolo Paulo os
exortou (At 20.28). Aqui, a Igreja é retratada como um rebanho de
Deus. É uma metáfora que ilustra a relação existente entre a
ovelha e o pastor. Paulo deixa claro que esse rebanho custou um alto
preço – o sangue de Jesus Cristo. Tendo em mente essa imagem, o
apóstolo Pedro também põe isso em evidência (1 Pe 5.2,3). As
palavras de Pedro devem servir de parâmetro para todo pastor que
cuida do rebanho de Deus. Na verdade, ele mostra o que o pastor não
pode fazer no seu trato com a igreja, pois ele deve ser um modelo
para o Rebanho de Deus.
SINOPSE I
Imagens
como a Noiva de Cristo, a Esposa de Cristo e o Rebanho de Deus
descrevem o relacionamento da Igreja com Cristo.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
O
RELACIONAMENTO SANTIFICADOR DA IGREJA
O
povo de Deus é chamado ‘eleito’ no Novo Testamento porque Deus
tem ‘escolhido’ a Igreja para fazer a sua obra nesta era, por
meio do Espírito Santo, que está ativamente operante a santificar
os crentes e conformá-los à imagem de Cristo (Rm 8.28,29).
Mais
de cem vezes o povo de Deus é chamado os ‘santos’ (gr. hagioi)
de Deus, no Novo Testamento. Não se entenda as pessoas assim
designadas como de condição espiritual superior, nem seu
comportamento perfeito ou ‘santo’. (As muitas referências à
Igreja em Corinto como ‘santos de Deus’ devem servir de indício
suficiente desse fato.) Pelo contrário, ressalta-se novamente que a
Igreja é a criação de Deus e que, pela iniciativa divina, os
crentes são ‘chamados para serem santos’ (1 Co 1.2)” (HORTON,
Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.543).
1. Geração eleita,
sacerdócio real, nação santa e povo adquirido.
Assim
como havia um povo de Deus debaixo do Antigo Pacto (Êx 19-5,6; Is
43.3), da mesma forma Deus possui um povo debaixo do Novo Pacto (1 Pe
2.9).
(a)
Geração eleita. A
palavra grega genos, traduzida aqui como “geração” também
possui o sentido de “raça”. O Novo Testamento mostra que, em
Cristo, tanto judeus quanto gentios fazem parte de uma só geração
ou raça por causa do que eles têm em comum. Não há distinção de
raça, cor, sexo ou status social. Em Cristo todos formam a geração
eleita.
(b)
Sacerdócio real. Em
sua Primeira Carta, o apóstolo Pedro descreve os crentes que formam
a Igreja de Cristo como os que exercem um sacerdócio real (1 Pe
2.9). Essa imagem vem do antigo sistema sacerdotal levítico. Na
Antiga Aliança, Deus escolheu uma família, a de Arão, para oficiar
como sacerdotes, da mesma forma Ele fez na Nova Aliança. Contudo, há
uma diferença fundamental entre o sacerdócio exercido debaixo da
Antiga Aliança e aquele exercido na Nova Aliança. Ali, essa função
era reservada apenas para uma tribo, a de Levi. Dessa forma, a
família escolhida para essa missão foi a de Arão. Por outro lado,
debaixo da Nova Aliança todo cristão é um sacerdote. Agora todo
cristão tem o privilégio de “queimar 0 incenso”, isto é, de
exercer um ministério de oração e intercessão diante de Deus (SI
141.2).
(c)
Nação santa e um povo adquirido (1 Pe 2.9). Ambos
os termos vêm adjetivados, mostrando 0 que essa nação e esse povo
eram, representavam e deveriam ser. Não era uma nação ou um povo
qualquer. Era uma nação santa e um povo adquirido para Deus. Essa é
uma figura muito forte para retratar uma Igreja inteiramente
consagrada a Cristo.
2.
Corpo de Cristo.
Essa
é uma das imagens mais fortes e frequentes no Novo Testamento para
retratar a Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo! Mais do que uma
organização, a Igreja é um organismo. Um organismo vivo! A
analogia da Igreja como um corpo é muito significativa.
Primeiramente, porque retrata a harmonia e unidade que há no corpo.
No corpo humano tudo está em seu devido lugar (1 Co 12.12). Todos os
membros cooperam para o bom funcionamento do corpo (1 Co
12.21,22,25). Logo, nenhum membro faz menos parte do corpo que os
demais: todos são necessários. A variedade de órgãos, membros e
funções constitui a essência da vida física. Nenhum órgão pode
estabelecer um monopólio no corpo, assumindo as funções dos
outros.
Um corpo constituído por um só órgão seria uma
monstruosidade.
SINOPSE II
Imagens
como geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo
adquirido e Corpo de Cristo descrevem a função que a Igreja exerce
diante de Deus e do mundo.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
O CARÁTER COOPERADOR DO CORPO DE CRISTO
Os
escritos de Paulo enfatizam a verdadeira união, que é essencial na
Igreja. Por exemplo: ‘O corpo é um e tem muitos membros… assim é
Cristo também’ (1 Co 12.12). Da mesma forma que o corpo de Cristo
tem o propósito de funcionar eficazmente como uma só unidade,
também os dons do Espírito Santo são dados para equipar o corpo
‘pelo Espírito Santo… o mesmo Senhor… o mesmo Deus que opera
tudo em todos… para o que for útil’ (1 Co 12.4-7). Por esta
razão, os membros do corpo de Cristo devem agir com grande cautela
“para que não haja divisão [gr. schisma] no corpo, mas, antes,
tenham os membros igual cuidado uns dos outros’ (1 Co 12.25; cf. Rm
12.5). Os cristãos podem ter essa união e mútua solicitude porque
foram todos ‘batizados em um Espírito, formando um corpo’ (1 Co
12.13). A presença do Espírito Santo, habitando em cada membro do
corpo de Cristo, permite a manifestação legítima dessa união”
(HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.544-45).
1. Santuário de
Deus.
Muito
embora seja comum identificar a Igreja a partir de sua estrutura
arquitetônica, não é isso que a Bíblia identifica como sendo uma
Igreja. Ela é o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). A Igreja é
retratada como sendo um santuário, a habitação de Deus.
Individualmente, cada crente é um templo do Espírito Santo (1 Co
6.19). Mas na sua forma corporativa, a Igreja é retratada como sendo
o santuário de Deus (1 Co 3.16,17). Isso também significa que Deus
habita a Igreja. Ela é seu templo. Nesse aspecto, o apóstolo Paulo
alerta sobre o perigo que há em se profanar o santuário de Deus (1
Co 3.17).
2.
Casa de Deus.
A
Igreja é descrita como sendo a “Casa de Deus” (1 Tm 3.15). Esse
conceito da Igreja, como sendo a Casa de Deus, é derivado do Antigo
Testamento em que o povo de Deus é retratado como a casa ou família
de Deus. A nação de Israel floresceu a partir da família de Jacó.
Isso nos faz ver a importância da igreja como uma instituição
social. Na base da sociedade está a família. Uma igreja forte é
formada por famílias igualmente fortes.
O inverso também é
verdade – famílias fracas tornam-se igrejas fracas. Por trás de
muitos problemas sociais está a desestruturação familiar. A
recomendação de Paulo em 1 Timóteo revela que a Igreja se orienta
por um padrão moral que deve nortear seu comportamento na
sociedade.
3. O
privilégio de ser Igreja.
À
luz do que estudamos nesta lição, podemos fazer algumas
considerações. Primeira, a Igreja de Cristo é uma instituição
formada por salvos que se relacionam com Deus e, por isso, eles fazem
parte de seu rebanho. Segunda, a Igreja de Cristo é uma instituição
formada de salvos que exercem uma função sacerdotal diante de Deus
perante o mundo. E, finalmente, a Igreja de Cristo é uma instituição
em que Deus habita e vive. É um privilégio fazer parte da Igreja de
Cristo!
SINOPSE
III
Imagens como Santuário de Deus e Casa de Deus descrevem
a Igreja como a habitação de Deus.CONCLUSÃO
Nesta
lição aprendemos através de imagens bíblicas o que a Igreja é e
que importância ela tem. São figuras que nos ajudam a compreender a
Igreja tanto em seu aspecto institucional como funcional. Assim,
essas imagens ajudam o crente a descobrir qual o seu lugar na Igreja,
o Corpo de Cristo. Dessa forma, ele pode melhor cooperar para o
perfeito funcionamento da igreja